segunda-feira, agosto 29, 2005

As minhas origens


Foi neste monte alentejano – Monte da Cegonha, na localidade de Vaiamonte, Freguesia de Vaiamonte, Concelho de Monforte, Distrito de Portalegre que aprendi muito do que sei hoje. Por muito que nos ensinem na escola nunca se aprende o que é viver sem água e electricidade. Quando adquirimos esta experiência damos mais valor a quem ficou ou não tem quase nada.

Posso-vos garantir que é uma experiência única e que na minha opinião toda a gente devia passar por ela. Nunca se sabe o futuro!

Se tiverem oportunidade visitem esta localidade. É uma pequena mas bonita aldeia que representa bem o que é o Alto-Alentejo. Visitem as ruínas da Torre de Palma onde se encontraram vestígios da ocupação Romana. Os objectos desses vestígios encontram-se actualmente no Museu Nacional de Arqueologia. Podem também visitar a localidade seguinte e dar uns bons mergulhos nas Termas de Cabeço de Vide. Mas uma coisa têm obrigatoriamente de fazer: provar o pão tradicional de Vaiamonte (perguntem onde é a padaria local), podem acreditar que não há pão melhor em Portugal.

Escola Básica 1 de Vaiamonte
Quinta dos Amarelos - Aldeamento Turístico Rural - Vaiamonte
Igreja Paroquial de S. António
Dados Geográficos e Demográficos

Boa Viagem e se conduzirem não bebam...


Sem comentários:

Enviar um comentário