quarta-feira, julho 20, 2005

Terrorismo



















Nesta época, em que todos estamos sujeitos a ataques bombistas, é extremamente necessário perceber o porquê e as razões de quem pratica estes actos de terror, que atentam contra os valores da nossa sociedade ocidental.

Às vezes perguntamo-nos donde vem aquele armamento utilizado pelos Taliban mas se tivéssemos visto, por exemplo, o filme Rambo III em que os Americanos ajudaram o povo Afegão a defender-se do governo Russo, conseguimos ter uma ideia do que aconteceu.

Um Muçulmano acha que se um homem olhar para a mulher dele ele tem o direito de lhe ferir os olhos e o tornar cego. Mesmo na nossa sociedade há pessoas que tinham essa vontade mas não está na nossa mentalidade ter tal acto de violência. Nunca pensaram que nós, ocidentais, por vezes adquirimos hábitos que há um tempo atrás não pensaríamos que seria agradável ter? Mas temos... Vejam o caso da prostituição, da infidelidade, do tabaco, da droga, etc... Será que nesses casos somos tão racionais como dizemos que somos? Eu acho que não!

Cada cultura tem de ser estudada e compreendida, é necessário falar e não atacar inocentes e não inocentes como se pedras fossem. Reparem numa coisa... Quando viram as imagens de crianças feridas no Iraque, no Afeganistão, ou no Kosovo sentiram o mesmo que ao verem os feridos e mortos em Nova Iorque, Madrid ou Londres? Será que a proximidade aumenta a tristeza? Ou que somos todos os dias levados pela comunicação social e pelos nossos governos?

A culpa não é dos Afegãos, dos Iraquianos nem dos Americanos, é nossa!!! Não conseguimos prescindir dos nossos luxos, não conseguimos falar nem com os nossos vizinhos, estamos cada vez mais fixados no nosso bem-estar e a esquecer o que se passa pelo Mundo fora.

Se quiserem comentar estejam à vontade, as vossas opiniões podem esclarecer e mudar a opinião de muita gente.