sábado, setembro 24, 2005

Carpe Diem


Peito fervente num corpo abandonado
Cabeça que não sente, coração dormente
Mentiras retratadas numa ilusão permanente
Penso no que vem e no que já passou
Será que fui feliz? Sou ou serei?
Já não sei, tudo muda? Não!
Sempre foi assim...

Viro folhas e o parágrafo é o mesmo
A solidão ferve, a saudade não sei
A confusão instala-se no meio da tempestade
Portos de abrigo, só um...
Será que vale a pena?
Verei, mais tarde ou mais cedo.
Futuro com arrependimento, quase certo,
Do quê, ainda não sei.

Ricardo Reis

Confias no incerto amanhã? Entregas
às sombras do acaso a resposta inadiável?
Aceitas que a diurna inquietação da alma
substitua o riso claro de um corpo
que te exige o prazer? Fogem-te, por entre os dedos,
os instantes; e nos lábios dessa que amaste
morre um fim de frase, deixando a dúvida
definitiva. Um nome inútil persegue a tua memória,
para que o roubes ao sono dos sentidos. Porém,
nenhum rosto lhe dá a forma que desejarias;
e abraças a própria figura do vazio. Então,
por que esperas para sair ao encontro da vida,
do sopro quente da primavera, das margens
visíveis do humano? "Não", dizes, "nada me obrigará
à renúncia de mim próprio --- nem esse olhar
que me oforece o leito profundo da sua imagem!"
Louco, ignora que o destino, por vezes,
se confunde com a brevidade do verso.

Nuno Júdice

sexta-feira, setembro 23, 2005

Orgulho

Estes são os novos heróis portugueses:

Tiago Monteiro: 3º e 8º lugar em provas da Fórmula 1 com um carro de última linha

Ticha Penicheiro: Campeã da WNBA marcando o ponto da conquista do título

Cristiano Ronaldo: Considerado Jogador Jovem do Ano na semana do falecimento do pai

Ainda dizem que somos uns coitadinhos... Quando somos bons somos a sério!!!

domingo, setembro 18, 2005

Paz Encontrada


Sonho duma manhã solarenta,
Fresca e sumarenta como uma fruta de Verão.
Tenho o vento nos olhos ao olhar para o horizonte,
Nuvens trespassam um sentimento estranho,
Saudade, monotonia? Não sei.
Talvez amor duma alma quente
Que sempre esteve a meu lado.

Planície quente a olhar para o mar
É assim que vejo o futuro perfeito.
Floresta atrás, mar à frente,
Azul à frente, verde atrás,
É esse o lugar que me dá paz.

Ricardo Reis 17/09/2005

sexta-feira, setembro 16, 2005

Benfica 1-0 Lille















90'+2' Micolli

Classificação Grupo D
1 Benfica 3
2 Man. United 1
3 Villarreal 1
4 Lille 0

quinta-feira, setembro 15, 2005

Projecto 00


Digam lá que a energia eólica, tal como os outros tipos de energia alternativa não provocam muito menos impacto no ambiente do que a extracção de petróleo. É por isso que uma das duas áreas preferenciais em que quero trabalhar é a Energia e Ambiente; a outra é Climatização. Este post é dedicado às pessoas que pensam que Engenharia Mecânica é só para a Indústria Automóvel. Mas não, esta Engenharia é muito mais do que isso. Se querem que vos diga nem eu sei bem defini-la, mas vou tentar: Eng. Mecânica é um curso que tem como objectivo o estudo, projecto e a produção de mecanismos.

Brevemente vou começar o meu projecto dum gerador eólico, e prometo-vos que tentarei, na medida dos possíveis, postar partes desse mesmo projecto.

Aproveito para lembrar que as inscrições para os novos alunos no ISEL é de dia 19 a 23 de Setembro.

Lá vos esperamos caloiros!!!

quinta-feira, setembro 08, 2005

Rússia 0-0 Portugal















Classificação Grupo 3
1 Portugal 24
2 Eslováquia 19
3 Rússia 19
4 Letónia 15
5 Estónia 14
6 Liechtenstein 8
7 Luxemburgo 0

terça-feira, setembro 06, 2005

O Amor não tem Idades


Este é um tema que a mim me custa a falar, já que, conheço pelo menos dois casais em que a diferença de idades é significativa. A dificuldade vem do facto de saber que a minha opinião, se for mal exprimida, pode "azedar" um pouco a nossa relação. Por esse motivo, tentarei ser o mais claro possível.
Acho que a diferença de idades é uma dificuldade real na vida de um casal. Não é só pelo que as outras pessoas dizem, porque isso nem devia ser um problema, mas sim pela maneira diferente de ver a vida. Podem dizer que cada pessoa vê a vida por um prisma diferente e que isso é normal mas a minha opinião é que esse caso se agrava quando a diferença de idades ultrapassa os 10 anos. A geração mudou entre os elementos do casal e isso afecta a sua maneira de ser. Se não fosse por isso porque é que teriam inventado a expressão "És um cota!"? Todos sabemos a dificuldade que temos, às vezes, em lidar com os nossos pais, quanto mais viver com uma pessoa mais velha, que acha que sair com os amigos é uma falta de respeito para com o outro.
Mas também não posso ser assim tão injusto para aquelas pessoas que sendo mais velhas têm um espírito mais rejuvenescido do que muitos jovens.
Tenho de concordar quando dizem que conviver com uma pessoa mais velha é uma experiência única já que, tal como o vinho, nós também vamos amadurecendo; sentimos segurança e por vezes um fascínio pela sua vivência.
Para acabar quero dizer que não crítico esses casais, pelo contrário, é de louvar quem consegue manter uma relação assim sempre fresca (harmoniosa) e quente (apaixonada).

P.S.: É com uma grande tristeza minha que tenho verificado que os visitantes deste blog não comentam os meus posts. Volto a referir que este blog serve para trocarmos ideias. Aceitam-se críticas (positivas ou negativas).

Sub 21 - Rússia 0-1 Portugal












85' Manuel Fernandes

Classificação Grupo 3
1 Portugal 27
2 Rússia 16
3 Eslováquia 12
4 Letónia 11
5 Estónia 2
6 Luxemburgo 1

segunda-feira, setembro 05, 2005

Inscrições no ISEL

Calendário para Inscrições
Procedimentos para Inscrições



Quero, aqui, mostrar o meu desagrado por ainda não ser este ano lectivo o ano em que se informatiza todo o processo de inscrições no ISEL. É uma vergonha! Se queremos aproximar-nos do nosso "concorrente directo" (IST) em termos de prestígio teremos de melhorar em muito a qualidade dos serviços prestados por este Instituto. Quando pagávamos propinas mais baixas do que os alunos do IST podiam dizer que não tinham condições para informatizar todo o sistema mas neste momento as propinas são praticamente iguais e temos, nós alunos, de exigir o que nos é devido. Espero que não me entendam mal, tenho orgulho em estudar no ISEL mas também me sinto no direito de protestar.

Agora vou deixar aqui a descrição do que é realmente o meu curso porque acho que quem se inscreve no curso de Eng. Mecânica não sabe muito bem para o que vai:

No início do curso são-nos dadas ferramentas essenciais para a aprendizagem que sucede, estas cadeiras (Matemáticas, Físicas, Termodinâmicas, etc) dão-nos "elasticidade" mental para a melhor compreensão dos problemas que nos vão surgindo ao longo do curso e da nossa futura vida profissional. Mais para o fim do Bacharelato e na Licenciatura são-nos dadas as cadeiras que realmente são importantes no dia-a-dia do Eng. Mecânico.
As principais áreas de emprego são: Indústrias Metalomecânicas, Químicas e Transformadoras em geral; Empresas Instaladoras e Utilizadoras de Frio e Climatização; Sectores de Manutenção, Automação Industrial e da Qualidade; Empresas de Serviços e Gabinetes de Estudos e Projectos; Direcção Fabril e Controlo de Produção.

Por isto e por outras razões acho que quem entra neste curso não deve entrar com a ideia que é fácil ou que é para se ir fazendo. Quem entrar neste curso, sem dúvidas, vai encontrar muitas dificuldades no início mas quero-vos pedir que não desistam. É um curso antigo mas com futuro e não há quem diga o contrário. Há mecânica em cada milímetro para onde olhem. Mecânica não é só mecânica automóvel, é tudo. Até numa simples caneta há elementos mecânicos.

domingo, setembro 04, 2005

Portugal 6-0 Luxemburgo



24' Jorge Andrade;
31' Ricardo Carvalho;
38' e 57' Pauleta;
80' e 84' Simão Sabrosa

Classificação Grupo 3
1 Portugal 23
2 Eslováquia 18
3 Rússia 18
4 Letónia 14
5 Estónia 14
6 Liechtenstein 5
7 Luxemburgo 0

quinta-feira, setembro 01, 2005

Potência Mundial ou 3º Mundo?



Não há palavras para descrever a mentalidade americana. Como é possível que um país tão “desenvolvido” chegue ao ponto dos seus cidadãos, para não serem roubados pelos seus compatriotas e vizinhos, terem de escrever nas paredes das suas casas “Afastem-se senão morrem!”? Cada país tem o presidente que merece!

O Katrina devastou cidades inteiras tal como os fogos nos destruíram as florestas mas garanto-vos que vamos pagar, nós portugueses, uma “taxa” mais pesada pela destruição causada pelo Katrina do que pela perda de centenas de hectares da nossa floresta. É o poder do “ouro negro”. Quem o tem manda os outros pagar os seus “erros” (Guerras descabidas) e o castigo da Natureza.
Por um lado, tenho pena das pessoas que ficaram sem nada, mas por outro, acho que é a única maneira da Natureza se vingar de todos os crimes que são diariamente praticados contra Ela.

Viva a estupidez americana e a ignorância Mundial…